contato@mbengetec.com.br

(34) 3084-1117

(34) 98811-8878

Projetos Técnicos, Prestação de Serviço de Engenharia Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho.

A nova oportunidade de mercado com as modernizações das Normas Regulamentadoras.

A sorte está lançada!

A nova oportunidade de mercado com as modernizações das Normas Regulamentadoras.

 

Meus caros amigos, atuo na área quase 20 anos e sempre deparei com a dificuldade das empresas de médio e pequeno porte a fazerem uma gestão eficaz de saúde e segurança do trabalho (SST) em seus lay out’s, apenas em casos de notificações oriundas de uma eventual fiscalização de órgãos como o antigo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) ou em uma possível reclamatória trabalhista, onde um perito judicial a mando do Juiz de Direito inspeciona o local de trabalho do reclamante, após aviso prévio entre as partes. E quando este perito avisa que vai, a empresa trabalha a semana inteira para deixar a empresa “preparada” para a visita do ilustre expert, verdade ou mentira?

Após essas visitas, tudo volta ao cotidiano normal (como se fosse normal a falta de uma gestão de riscos dentro da empresa), e o documentos que foram contratados a pressas, treinamentos ministrados aos finais de semana, auditorias até altas horas são esquecidas e mais uma vez os profissionais de SST são esquecidos e jogados para escanteio. Estou falando quando ocorre as tais visitas, e a dura realidade nua e crua volta à tona. Até quando? Se sentir enganado mais uma vez, sabendo que você está naquele lugar para cumprir um requisito legal, mera burocracia do processo.

Mas, com as alterações e simplificações editadas pelo Governo Federal, temos condições de escrever uma nova história, uma nova realidade. Uma versão 4.0 do profissional de SST, que está cansado de ser enganado, com aquela velha balela que ano que vem sobra orçamento para fazer as avaliações, ano que vem temos recursos para estruturar o setor, e todo ano é a mesma história. Temos a oportunidade de acabar com ao mito que todo o novembro precisamos “renovar” o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) (com coisa que a NR-09 fala que o programa precisa ser “renovado).

Temos condições, o profissional que mostrar com números, que se investirmos em segurança do trabalho, toda empresa terá retorno, aumento de produtividade e ainda de cara não irá ficar apertada com possíveis reclamatórias e visitinhas inesperadas dos nossos amigos e passar apertado mais um ano e outro e outro, sem condições de se fazer um trabalho brilhante que é cuidar da saúde das pessoas e fazer com elas voltem para casa da mesma forma que chegaram.

Enfim, não haverá outra oportunidade de mostrar nossa cara, não aceitarmos qualquer aventura (tem profissional sendo contratado por pouco mais de salário mínimo), e não haverá mesmo.  As clinicas e assessorias precisam conversam muito para que o inicio seja promissor sem trapaças e bolas nas costas, pois o mercado, pelo que estamos vendo será impactante e avassalador. Terá serviço para todos que quiserem trabalhar e aproveitar a oportunidade.

A vida, a modernização deram outra oportunidade para os profissionais de SST, para que eles, enfim prosperem e cresçam na profissão, abrindo portas e sendo reconhecidos no mercado de trabalho, cabe a nós fazermos isso acontecer. Temos a alterações em mãos, temos capacidade técnica, a internet a nosso favor, ou seja, a equação está montada! A sorte está lançada, basta querermos e só o tempo vai dizer se vamos cometer o mesmo erros!